quarta-feira, outubro 12, 2011


Morgana



"Morgan Le Fay", de Anthony Frederick Sandys (1829-1904).

Morgaine Le Fay ou Morgana Le Fay, conhecida na Grã-Bretanha como Morgana das Fadas, dentre outros nomes, aparece nas histórias do Rei Artur. O nome Morgaine tem origem celta e quer dizer mulher que veio do mar. Pode-se escrever Morgaine ou Morgan. Morgaine também é muito conhecida na Itália por um fenômeno chamado “Fata Morgana”, que traduzido “Fada Morgana”. As lendas baseadas nos contos do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda acreditam que Morgana foi uma sacerdotisa (do culto à deusa mãe) da Ilha de Avalon, na Bretanha, meia-irmã de Artur. É filha de Igraine, e Gorlois, Duque da Cornualha.


Morgana foi treinada por sua tia, Viviane (que era uma sacerdotisa do "Culto à Deusa Mãe"), na Ilha de Avalon para se tornar a Senhora do Lago ou como também é chamada Dama do Lago ou Senhora de Avalon. Morgana teve um filho de Arthur depois de um ritual sagrado (Beltane, a união dos dois elementos fundamentais da criação; o homem e a mulher). Essa criança se chamava Gwydion, que após ir para a corte de Arthur toma o nome de Mordred. Mais tarde este seria um dos inimigos de Arthur. Mordred e Arthur matam um ao outro em um duelo pelo direito de ser o Grande Rei.

Morgana leva Arthur para Avalon, porém, ele morre ao avistar as praias da ilha sagrada. A lendária espada Excalibur é jogada no lago e Morgana leva seu corpo para ser enterrado em Avalon (em algumas histórias, o Rei Arthur, ferido em combate, é levado pela Dama do Lago à uma Avalon mística, do além, paralela a real, onde Artur permanece retirado do mundo e para sempre imortal.

Depois a Ilha de Avalon se desliga quase por completo do mundo. E a Bretanha cai numa era negra nas mãos dos saxões.

Infância

Segundo “As Brumas de Avalon”, por Marion Zimmer Bradley, Morgana passou apenas parte de sua infância na Cornualha, enquanto Igraine ainda era casada com Gorlois, casamento arranjado por Viviane, a Senhora do Lago, quando Igraine era ainda adolescente, e Gorlois já estava em uma idade avançada. Morgana era a única filha deles, portanto. Após a morte de seus pais, passou a ter o título de Rainha da Cornualha. O Merlin da Bretanha, dotado da Visão, vê que em futuro próximo, Igraine engravidará de Uther Pendragon, futuro Grande Rei da Bretanha, e conceberá Arthur, o mais adorado Rei na história da Bretanha. Embora Igraine duvide de que isso ocorra após Viviane e O Merlin Taliesin comunicarem-na, ambos apaixonam-se durante a coroação de Uther como Grande Rei. Há diversas interpretações para como Uther passou-se por Gorlois para infiltrar-se no Castelo de Tintagel, tendo o Merlim jogado-lhe um encantamento para que assumisse a forma de Gorlois, ou tendo apenas escondido seu rosto e vestido-se como ele de uma forma convincente. Uther então dormiu com Igraine, o que acarretaria no nascimento de Artur. Gorlois morreu logo em seguida, durante uma batalha. Posteriormente ao casamento do Pendragon com Igraine, Morgana ainda viveu por um tempo com eles, mas logo foi levada por Viviane para ser criada como sacerdotisa em Avalon, e sucessora de seu posto como Senhora do Lago.


Cultura Popular

Nos livros "As Brumas de Avalon" de Marion Zimmer Bradley, que recontam a história do Rei Artur, Morgana é uma sacerdotisa sagrada da Grande Mãe. Apesar da história de Marion ser pouco realista, retoma laços importantes de Morgana com a cultura pagã atual. Colocar Morgana numa posição de poder e conhecimento confere às mulheres uma importante retomada de sua posição forte no culto à Deusa, base do Druidismo Matriarcal.


Morgana das Fadas é um dos personagens mais fortes nas lendas arthurianas. Como sua inimiga ou amiga, sua amante ou irmã, Morgana ou Morgaine, encanta, aterroriza e engrandece essa antiqüíssima lenda que povoa nossa cultura há tanto tempo.

Uma das versões da personagem apareceu nos quadrinhos de “Camelot 3000”, nos desenhos animados da “Liga da Justiça e nas histórias em quadrinhos da Marvel Comics.



Cinema

Harry Potter - Em Harry Potter, Morgana le Fay (Morgan le Fay) foi uma bruxa na época medieval, meia-irmã do Rei Arthur. Envolvida com magia negra, era inimiga de Merlin. Era a rainha da ilha de Avalon e sua forma animada era um pássaro. Rony Weasley tira sua figurinha no sapo de chocolate, mas como já a possuía, dá a Harry Potter para que ele comece sua coleção.

 Star Gate - Na série de ficção científica da MGM "Star Gate", Morgan Le Fay aparece como um "Ancient", povo que criara o portal pelo qual viajam através do universo. Diferentemente de suas aparições como uma pessoa má, em “Star Gate” ela é na verdade protetora de Merlyn (Outro Ancient) e até ajuda o soldado herói a combater a ameaça Ori.




Existindo ou não, Morgana Le Fay  era uma mulher impar em seu tempo. Certamente uma sacerdotisa do "Culto à Deusa Mãe" (celta), defendeu até o fim seus ideais, mesmo enfrentando o preconceito pelo fato de ser mulher e contra uma Igreja Católica Apostólica Romana perseguidora e ignorante (que causou um desastre à cultura da Bretanha com suas perseguições). Um exemplo a ser seguido pelas mulheres atuais.


Postado ao som do Chemical Brothers, "Let forever be"

2 comentários:

  1. Adorei!!!!!!!

    Sou suspeita para falar desse assunto pois sou apaixonada pela cultura celta e pelo culto a Deusa. Adoro ocultismo, você sabe uhauhauhuahuahauhuahuhuha

    ResponderExcluir
  2. Thanks pela deferência. Obrigado pelo elogio. Mais postagens de esoterismo estãono prelo. Aguarde. Volte sempre. :)

    ResponderExcluir